Navegação do site – algumas dicas

O esquema de navegação que você configura para o seu site funciona como um roteiro, por isso precisa ser claro, estruturado e intuitivo. Não importa quão bom seja um site ou quanta informação útil ele tenha, se ele não tiver navegação sensata, ele irá confundir os visitantes ou afastá-los. Se uma pessoa tem que procurar muito para descobrir onde precisa ir, então ela rapidamente perde o foco e isso é fatal para suas chances de mantê-la no local.

A navegação (e o título e as manchetes da página) precisam informar os visitantes imediatamente:

* Onde estou
* O que está aqui
* Onde eu posso ir a seguir

Existem várias maneiras de apresentar a navegação: em um lado da tela, na parte superior e inferior ou em um quadro. No entanto, pense nos motores de busca, bem como os visitantes como a maioria dos motores de busca não gosta de frames ou script java – que eles não podem entender. Como os mecanismos de busca precisam ler os links para indexar o site corretamente e você deseja boas listagens orgânicas, o script java não é uma boa ideia e, de qualquer forma, alguns visitantes o desativarão.

Então, aqui estão mais algumas “dicas principais”:

1: é importante permitir o acesso instantâneo ao resto do seu site de qualquer lugar dentro dele. Idealmente, você deve poder ir a qualquer página em no máximo dois cliques e um é melhor. Lema: quanto menos cliques melhor.

2: Use o mesmo esquema de navegação e elementos em todas as páginas. Crie uma aparência de navegação comum para garantir que seus usuários possam usar a navegação do site com eficiência.

3: Sempre que possível, use a navegação de texto. Pense na troca entre texto e gráficos. A navegação baseada em texto funciona melhor do que a navegação baseada em imagem porque permite que os usuários entendam os destinos do link em detalhes. Muitos sites têm imagens bonitas e sofisticadas para navegação que não significam nada para os visitantes. (Já esteve no exterior e ficou confuso com suas imagens na beira da estrada ou no banheiro?) Pesquisas também mostram que ‘trilhas de breadcrumb’ posicionadas sob o título da página (no nível dos olhos e mais perto de outros links na página) são usadas mais do que trilhas de breadcrumb no topo da página.

4: Mantenha os elementos de navegação (elementos que significam diferentes listas de navegação) próximos e ajude os usuários a desenvolver um modelo mental de seu site.

5: Use a margem direita para o índice principal do seu site. A pesquisa mostra que os usuários são preguiçosos e clicam nos tópicos da margem direita mais do que os tópicos colocados à esquerda, porque estão localizados muito mais perto da barra de rolagem e não precisam mover o mouse até o momento! Isso permite que os usuários movam rapidamente o ponteiro entre a barra de rolagem e os itens de índice. Esses benefícios são particularmente fortes para laptops com esses horríveis controles de mouse baseados em dedos.

6: Separe itens importantes dos links de manutenção. Ligações domésticas são as coisas que as pessoas precisam encontrar em qualquer página, mas que não precisam ser proeminentes. Por exemplo, Política de Privacidade, Mapa do Site, FAQs e Fale Conosco podem aparecer no cabeçalho ou rodapé da página

7: Torne os links fáceis de encontrar. Não espere que os visitantes passem o mouse sobre cada palavra na página para descobrir se é um link ou não. Os links não precisam ser sublinhados, mas torná-los uma cor diferente para que se destaquem no texto do corpo ao redor e adicionem uma cor hover aos links para que os usuários possam ver o que estão prestes a clicar. Use novas janelas (pop ups) com moderação.

Tags:

3 thoughts on “Navegação do site – algumas dicas

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus, ut hendrerit mi pulvinar vel. Fusce id nibh at neque eleifend tristique at sit amet libero. In aliquam in nisl nec sollicitudin. Sed consectetur volutpat sem vitae facilisis fusce tristique.

    1. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Quisque at tellus felis. Sed fringilla, tellus non congue porttitor, dui eros faucibus augue, id lobortis tellus felis ut ligula. Cras scelerisque ligula sed

  2. Vivamus sed fermentum tellus. Donec quis elit sapien. Aliquam commodo tortor nisi, nec varius mi finibus at. In nulla libero, dictum vel orci at, congue pretium tortor. Ut ullamcorper volutpat lectus. Sed in gravida mauris. Nam consectetur varius libero, nec scelerisque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *